Governo ampliará os recursos para programa Água nas Escolas
O Governo da Bahia, por meio da Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), fará o levantamento das escolas do estado sem água e instalações sanitárias adequadas para serem beneficiadas com o protocolo de intenções assinado na semana passada, em Fortaleza (CE), na sede da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), entre os Ministérios da Integração Regional e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, governadores do Nordeste e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A intenção do protocolo é a transferência de recursos destinados a ações e estratégias que garantam a toda escola pública localizada na região do semiárido, o acesso a água de qualidade e instalações sanitárias adequadas. A expectativa é de que a iniciativa beneficie cerca de quinze mil escolas públicas da região, via o programa Água nas Escolas.
A Serinter, coordenadora do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, tomará como referência para o levantamento o censo escolar de 2010, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Unicef, no âmbito do protocolo, firmará convênio com o Movimento de Organização Comunitária (MOC) para produzir uma cartilha abordando a necessidade de tratamento e conservação dos recursos hídricos e a realização de capacitações para educadores e agentes sociais direcionadas ao uso adequado da água pelas comunidades.